Terapia Floral - Portal Papillon

Página Inicial Portal Papillon

Terapia Floral

O que é a Terapia Floral?

A Terapia Floral é um sistema de cura que busca a cura dos estados emocionais e mentais em desequilíbrio, que se refletem no corpo físico. É um método baseado no princípio da ressonância vibracional do mundo vegetal, relembrando-nos da nossa consciência energética e instintiva de auto-cura e auto-preservação, encorajando-nos à transformação. A Terapia Floral traz à consciência aspectos que estão em desequilíbrio em nós e a possibilidade de fazer as mudanças necessárias, respeitando a liberdade de cada indivíduo de fazer suas escolhas.

Histórico da Terapia Floral

drMD.png

"Buscamos confiantemente na Natureza tudo aquilo de que precisamos para continuarmos vivos: ar, luz, alimento, bebida etc. Assim, é improvável que, em seu grande plano – que tudo nos fornece – a cura de nossas doenças e aflições tivesse sido esquecida. Desse modo, vemos que o tratamento à base de plantas remonta a tempos imemoriais, permanecendo ao longo dos séculos.”  Edward Bach

Edward Bach teve como missão resgatar este saber ancestral do uso dos elementos da Natureza, especificamente as flores, para tratar estados emocionais e mentais em desequilíbrio. Em 1929, aos 43 anos de idade, Bach era um médico respeitado por alopatas e homeopatas de toda a Europa. Estava em pleno êxito profissional como clínico e pesquisador quando, obedecendo a um chamado interior, abandonou todas as atividades na cidade e partiu para o campo, em busca de novas alternativas para o tratamento dos males do ser humano. Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 florais de seu sistema e escreveu os fundamentos de sua nova medicina.
Dr. Edward Bach

O que são os Florais?

Os Florais são substâncias feitas de flores de forma natural, num processo alquímico que inclui as flores, água de fonte e luz solar em equilíbrio. Estas essências atuam sobre a desarmonia profunda do paciente e, assim fazendo, formam a base para a recuperação dos sintomas físicos. Dr. Bach dizia que “o medicamento deve atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético”. 

 

foto011MD.jpg
Preparação de uma essência floral

Características dos Florais

Os Florais não apresentam efeitos colaterais, nem risco de superdosagem, e também não têm contraindicação. Podem ser usados com outros medicamentos – alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos. A Terapia Floral é um sistema de tratamento complementar reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde desde 1976. É um sistema simples que permite a auto-prescrição. No entanto, é importante salientar que selecionar os Florais para uso próprio exige autoconhecimento e capacidade de auto-observação, o que requer um nível de consciência que nem todos possuem. Por este motivo, o acompanhamento de um Terapeuta é valioso e recomendado.

Como funciona a Terapia Floral?

A principal atuação se dá nos campos emocional e mental, alinhando-nos com nosso propósito espiritual. Isto pode gerar uma melhora da saúde física, que depende da harmonia entre pensamento e emoção. A Terapia Floral busca a compreensão da índole de cada pessoa, permitindo o acesso à causa da doença. A supressão de um sintoma físico traz alívio temporário, mas não corrige o desequilíbrio. É preciso passar por processos de desbloqueios emocionais, que liberam conteúdos acumulados há anos e permitem o acesso a camadas mais profundas do ser. Também é importante ressaltar que a Terapia Floral demanda auto-responsabilidade, uma vez que o indivíduo tem sempre a possibilidade de exercer o livre-arbítrio. O grande princípio da Terapia Floral é “Cura-te a ti mesmo”, significando que cada ser humano tem dentro de si toda a sabedoria para buscar a saúde plena.

Para compreender a doença, seu objetivo, sua natureza e sua cura, precisamos em parte compreender a razão de nosso ser e as leis de nosso Criador em relação a nós.” Edward Bach

Qual a função do Terapeuta Floral?

O Terapeuta Floral funciona como um companheiro de jornada que conhece profundamente os Florais, as regras básicas para a seleção das essências, tem sensibilidade, intuição e compreensão das leis espirituais que estão sendo violadas pela pessoa, colocando estas observações a serviço da liberdade de escolha do indivíduo.

Quais as indicações da Terapia Floral?

Os Florais são indicados em todo tipo de desequilíbrio emocional ou mental – medo, impaciência, culpa, rejeição, abandono, traição, solidão, sensação de ter perdido o chão e de não dar conta da vida etc – cujas consequências manifestam-se no corpo físico. A Terapia Floral é um excelente coadjuvante dos tratamentos tradicionais.

Quais são os benefícios da Terapia Floral?

O uso dos Florais proporciona maior capacidade de encarar desafios, estimula mudanças de atitude, dá disposição para retomar o cotidiano após situações de trauma ou stress, melhora os estados depressivos e de stress emocional, aumenta a qualidade do sono, pode melhorar a saúde física como consequência de uma tomada de consciência.

Quem pode usar os Florais?

O uso dos Florais é seguro para todas as pessoas, em qualquer idade. Animais, plantas e ambientes também reagem muito positivamente ao uso de essências florais.

fiveflowerformulaterapiafloralMD.jpg
Five-Flower Formula – Fórmula para situações emergenciais criada pelo Dr. Bach

Profissionais

Anete B. E. Effting

Anete B. E. Effting

Educadora e Terapeuta Floral certificada pela Flower Essence Society, da Califórnia, com formação em Letras Português e Inglês e especialização em Tradução. Ministra cursos de formação em Terapia Floral pela Flower Essence Society, EUA e faz atendimentos individuais de adultos e crianças. Presta consultoria a clínicas veterinárias.

Silvana Hilgenberg

Silvana Hilgenberg

Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR. Trabalha com terapia floral através dos sistemas de Bach, Califórnia, Austrália, Alasca, Pacifico e Ararêtama. Practitioner certicada de Registros Akáshicos pelo Center for Akashic Studies USA- Linda Howe- Founder and Director.

 

Agenda

Evento Data Organização  
Curso: A Arte de Combinar os Florais de Bach - Uma abordagem evolutiva21/04Anete B. E. EfftingDetalhes

Fale com o Profissional

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato com um dos profissionais deste serviço.


Página Inicial Portal Papillon

O segredo é não correr atrás das Borgoletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você!

Mário Quintana

Copyright 2017 Portal Papillon - Todos os direitos reservados by SoftD